Avançar para o conteúdo principal

Usados Escrutinados - Ford KA

Olá caros leitores! 

Vou aproveitar este dia 24 de Dezembro para fazer aqui uma rubrica que pode ser de grande utilidade para quem procura um carro usado. Enquanto espero pelos sonhos, rabanadas e outras delícias desta época festiva, não há nada como passar uma tarde a escrever sobre automóveis! 
Outro dia, recebi uma mensagem de Miguel Monteiro que perguntava se o Ford KA de 1997 é uma boa ou má opção de compra. Porque cada carro é interessante e tem a sua história, acho que esta rubrica é excelente para conhecermos um pouco mais os carros que andam por aí, se são fiáveis, que problemas devemos ter em atenção e se gastam muito ou pouco.

HISTÓRIA

Este é o protótipo de onde nasceu o Ford KA. Chamava-se Ghia Saetta!

O Ford KA foi lançado a 11 de Setembro de 1996. É baseado na plataforma do Fiesta e do Puma e contava com um design completamente diferente de tudo o que tínhamos visto até então. O design veio das mãos de Claude Lobo e Jack Telnack. Gostassem ou não do estilo, a verdade é que este carro tornou-se num bestseller devido ao seu preço reduzido, design único e comportamento em estrada divertido. Para além das versões 1.3 com 60 ou 70 cavalos, foram também disponibilizados dois KA's muito especiais: o StreetKA e o SportKA. Chamavam-lhes os Evil Twins dos KA, pois tinham um motor Duratec de 1.6 litros com 95 cavalos e 135 n.m. de binário. Não era nenhum foguetão, mas já fazia os 0-100 em 10.8 segundos, o que era uma melhoria brutal face ao KA normal.  

Street KA tinha muita pinta e era descapotável!

O BOM!

O bom deste carro é que é extremamente barato! Conseguem-se arranjar carros destes em segunda mão por menos de 1500 euros. Nada mau, para quem precisa de dar umas voltinhas. Também é bom saber que é um carro extremamente fiável. Tirando uns pormenores aqui e ali, é no geral muito fiável. A outra coisa boa do Ford KA é que é divertido de se conduzir. O motor, apesar de só contar com 60cv e 105 n.m. de binário, é suficiente para mover os cerca de 900 kg que o carro tem (dependendo dos extras). Apesar de ser um carro com uma condução tipo kart, também é de salientar o seu conforto mesmo em pisos mais irregulares.



O MAU!

O Ford KA é um carro muito fiável em termos de motor, pois usa tecnologia que remonta dos anos 50. O motor Enduro-E foi feito para o Ford Anglia, por isso podem ter uma ideia do quão ancião este motor é. O outro problema é que, apesar de ser um 1.3 e  de ser um carro leve, os consumos eram bastante maus, 6.7 litros aos 100km de consumo combinado! Nos tempos que correm ter um carro destes pode ser insustentável. Claro que em 2002 o motor foi substituído por um 1.3 Duratec com 70 cv que apresentava melhorias em termos de consumo. No entanto, o consumo combinado continuava a ser um pouco elevado, 6.2 litros aos 100km. A outra coisa que podia ser enervante, principalmente no velho motor Enduro era a corrida dos 0-100 km/h. 14.7 segundos! Com o novo motor Duratec os 0-100 já se faziam em 13.7 segundos. 
Outra coisa que pode deixar alguns de pé atrás é a falta de extras neste carro. Já vi cavernas mais equipadas que este Ford! Se tiverem sorte, podem encontrar um Ford KA apetrechado de extras como: ar condicionado, ABS, airbag de passageiro, condução assistida, fecho central de portas e vidros eléctricos. Por outro lado, se tiverem azar, o carro vem despido de extras o que pode ser mau para quem faz muitos quilómetros.

O PÉSSIMO!

Apesar de ser um carro fiável, existem alguns problemas que podem levar a uma ida dispendiosa à oficina. 
Sabe-se que é normal os conectores da cablagem que passa na porta apanharem ferrugem e estragar os vidros eléctricos e fecho central de portas. Se o KA não tiver este tipo de equipamento, podem esquecer este problema.
Também existe o risco de haver corrosão estrutural na soleira da porta do lado do condutor. É aconselhável ter o carro na garagem e pintá-lo com uma tinta que o proteja da corrosão. Esta corrosão não é a nível estético, é a nível estrutural! Por isso se a corrosão progredir muito pode pôr o carro fora de serviço. Ter especial cuidado se o carro em questão sofreu algum acidente ou reparação mal feita nas soleiras das portas.
A caixa de direcção é frágil e pode falhar, tenha o carro direcção assistida ou não.
Se o motor 1.3 Duratec começar a produzir barulhos estranhos, precisa de substituir as válvulas do motor, o que pode ser uma reparação cara! Já o motor Enduro-E não costuma ter problemas deste tipo.

RESUMINDO


O Ford KA de 1997 foi um bom carro no seu tempo. Em 1997, mesmo gastando 6.7 litros aos 100 km, podia ser considerado um carro económico (tendo em conta que em 1997 a gasolina 95 sem chumbo custava apenas  81 cêntimos o litro) e, devido à sua mecânica simples e ao robusto motor 1.3 Enduro, não costumava deixar ninguém a pé. No entanto, hoje em dia, ter um carro que gaste 6,7 L/100km é muito dispendioso. O motor 1.3 Duratec é mais refinado e mais rápido, mas, mesmo assim, continua a ser um pouco dispendioso para os dias de hoje. Daí que, é realmente difícil arranjar argumentos para ficar com um carro destes, a não ser que se goste mesmo muito do design, por ser barata a sua aquisição e pela sua fiabilidade.


Comentários

Anónimo disse…
Sou proprietário de um e existem 3 problemas que não foram referidos a cima e que certamente Todos os vão ter..

1º para os motores até 2002 (é exactamente o motor do fiesta antigo 1.3i) é o consumo de oleo a partir de alguns kilometros +/- 100.000km (o meu já teve de levar um conjunto de segmentos aos 170.000km pois bebeu óleo até dizer chega...)
2º válvula automática de relantim costuma da sempre problemas o carro começa a acelerar sozinho e por vezes vai a baixo.. (peça que ronda os 200euros Min.)
3º comutador de luzes... infelizmente deixa de funcionar a parte de virar para mínimos e médios e tem de ser o conjunto completo (máx 200€)

Dito isto por experiência própria e por já ter visto mais 2 iguaizinhos ao meu a levarem o mesmo tratamento ;)

Fora isso... foi o meu primeiro carro em 2002 esteve parado nos últimos 5 anos e agora que voltei a andar nele adoro.. um carro com uma boa condução e bom conforto para o segmento em que se insere..
ac disse…
Dá para retirar o tejadilho no Ka normal para ficar parecido com o Ghia Saetta?

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua