Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | Mercedes-Benz Classe A - Wow*

A Mercedes-Benz finalmente desceu do seu pedestal de exclusividade e prestígio para conquistar a classe média Portuguesa que, infelizmente, parece estar em vias de extinção. O Classe A sempre foi a ovelha negra da Mercedes. O carro era horrível, não tinha qualquer vantagem em relação aos outros automóveis da mesma gama e, ainda por cima, era perigoso! Mas, passado 15 anos, finalmente perceberam que as coisas tinham de mudar e que era altura de criar um automóvel apelativo, mais acessível e potente para debater-se frente a frente com o BMW Série 1 e o Audi A3. Um carro para conquistar os jovens ou adultos com espírito jovem pertencentes à classe média que gostam de consumir produtos com qualidade e status.

A Mercedes-Benz fez finalmente aquilo que devia ter feito há muito tempo, deu ao Classe A muito estilo, luxo, muita economia e desportivismo! Realmente, a Mercedes fez um carro mesmo Wow! Este automóvel não deixa ninguém indiferente e é um vira cabeças. É muito sexy!
Como devem saber, a Mercedes-Benz tem vindo a realizar um pouco por todo o país uma acção para dar a conhecer ao público o novo Classe A. Este roadshow de 150.000 euros foi a grande aposta da Mercedes em termos de marketing para este modelo! Porquê gastar dinheiro num spot TV, quando podemos mostrar o carro em primeira mão e deixar o potencial cliente experimentar ao vivo o novo Classe A?

O modelo que experimentei é o Mercedes-Benz Classe A de entrada de gama, 180 CDI BlueEFFICIENCY que tem o famoso motor 1.5 DCI da Renault com 109 cv de potência e 260 N.m. de binário. Este modelo começa nos 27.894 euros. Para além deste motor, também está disponível uma versão 200 CDI BlueEFFICIENCY com 136 cv e outra a gasolina, o 250 BlueEFFICIENCY com 211 cv.
DESIGN

Este automóvel é espectacular! A Mercedes não poupou esforços para fazer deste carro uma tentação! Diria até que entre o BMW Série 1 e o Audi A3, prefiro de longe este novo Classe A. É muito mais desportivo, tem muito mais estilo e não deixa de ter aquela aura premium dos carros da Mercedes. É um Mercedes a sério, só que muito mais jovem e bonito! Até o habitáculo é lindo! A estética dos interiores é qualquer coisa! Desde os bancos até ao tablier, passando pelo ecrã digital no centro. Até achei o espelho retrovisor bonito. É um interior digno de um Mercedes e enquanto o BMW série 1 e o Audi A3 têm interiores paupérrimos e monótonos, o Mercedes-Benz Classe A tem um interior mesmo muito apelativo!

ESPAÇO/CONFORTO

Mal me sentei no Classe A, fiquei absolutamente maravilhado com o quão confortável era o banco. Uma pele macia e fofa aconchegava-se ao meu corpo, enquanto ajustava os bancos e espelhos para iniciar o test-drive. Havia muito espaço na frente, mas atrás podia ser problemático se o banco da frente estivesse muito puxado atrás, no entanto, nada de alarmante. O carro tem os arrumos normais e uma bagageira generosa. É muito silencioso quando não estamos a puxar pelo motor e é muito agradável de se conduzir.
MOTOR/ECONOMIA/PRESTAÇÕES

Como disse, a versão testada foi o Classe A 180 CDI motor diesel 1.5 DCI da Renault com 109 cavalos. Não estava à espera que este motor fosse uma bomba, é um motor modesto, com consumos na ordem dos 3,8 - 4,0 L/100km que se mexe bem para um carro que pesa cerca de 1480 kg. A Mercedes-Benz deu-lhe alguns pózinhos, pois apesar do Classe A ser mais pesado que um Mégane, consegue ir dos 0-100 Km/h em 11,3 segundos (12,1 para o Mégane) e consegue atingir os 190 Km/h de velocidade máxima. Isto são números muito bons. A caixa de 6 velocidades é óptima para manter os consumos baixos. Quando iniciei o teste, o carro estava a apontar 6,8 L/100 km, mas é mais que sabido que eu estava a puxar pelo carro e todos os outros antes de mim também andaram a puxar por ele. Daí que, muito provavelmente, os consumos deste automóvel são compatíveis com a nossa carteira e estão de acordo com o anunciado pela marca.
DINÂMICA

Fazer test-drives é sempre uma limitação, porque simplesmente não podemos andar onde queremos e fazer alguns testes que podem parecer um pouco agressivos de mais ao vendedor. Em termos de dinâmica, posso dizer, do pouco que consegui absorver, que é um carro que tem uma direcção muito apurada e directa e que tem uma suspensão que faz com que a nossa viagem seja muito confortável. O Classe A respondeu bem, quando mudei de faixa de uma forma mais repentina e penso que é um carro bastante ágil, tendo em conta o seu peso.

Em resumo, posso dizer que a Mercedes-Benz chegou, viu e venceu! Este Classe A é, sem dúvida, um automóvel excepcional e, na minha opinião, é uma proposta superior ao Audi A3 e ao BMW Série 1 com motor parecido e mesmo nível de equipamento. É mais bonito, mais bem construído, com bons consumos e performance e com um preço bastante aceitável, tendo em conta outras propostas de outras marcas. É mesmo caso para dizer Wow!







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua