Avançar para o conteúdo principal

10000 km de GPL


Adquiri para o meu Mazda 2 um Kit de GPL da BRC. Finalmente livrei-me dos preços idiotas do combustível convencional. Para quem ainda tem dúvidas, fica aqui a minha experiência.

0-1000km -> Quando recebi o carro modificado para GPL, não notei grandes diferenças para além de uns componentes extra no motor e um aparelhinho que diz a quantidade de GPL que tenho no depósito e que serve para trocar de combustível instantaneamente. Diferenças? Só mesmo nas baixas rotações em que o carro soluçava um pouco. Claro que isto não era normal e teve de ser retificado (mas já lá vou). Também notei que quando o motor estava frio e como o arranque é sempre a gasolina, por vezes, quando passava para GPL o carro ia abaixo. Outro defeito que foi mais tarde revisto. Para além destes pormenores o carro funcionava bem e não senti perda de potência. O que senti foi um grande alívio cada vez que ia atestar o carro. 20 euros chegava para atestar e fazer cerca de 290 km. O carro a GPL de início fazia consumos um pouco acima da média, cerca de 9 - 10 L/100 km o que é também normal. 

1000-2500km -> Fui à BRC para me resolverem o assunto e disseram-me que o problema podia estar nas velas que precisavam de ser substituídas. Fui com o carro à revisão e realmente as velas estavam em mau estado. Colocaram umas velas que eram mais indicadas para o GPL. O carro realmente ficou melhor mas os soluços a baixas rotações continuavam. Os consumos começaram a melhorar. Já fazia com um depósito cerca de 350 km.

2500-5000km -> Voltei à BRC e lá eles fizeram um diagnóstico ao carro e resolveram os problemas todos. O carro já não soluçava a baixas rotações e já pegava bem mesmo com o motor frio. Quando um carro é convertido a GPL é normal que estas afinações tenham de ser feitas. Agora é que realmente não notava nenhuma diferença entre andar a GPL e a Gasolina. A autonomia a GPL manteve-se nos 350km.

5000km -10000km -> Passado alguns meses posso dizer que estou muito satisfeito. Não noto nenhuma diferença entre o carro andar a Gasolina ou a GPL. Noto sim é uma grande diferença cada vez que vou abastecer. Entretanto na bomba onde costumo abastecer o GPL já está a 70 cêntimos o litro o que significa que para atestar gasto cerca de 17 euros. Muito bom mesmo!


Por vezes algumas pessoas não transformam os carros a GPL por estarem muito mal informadas e existe mesmo muita gente que tem macaquinhos na cabeça que não fazem sentido. Ficam aqui os 3 principais macaquinhos que precisam de ir dar uma volta.

1. Perda de potência: Realmente pode existir perda de potência num carro a GPL. Mas com os kits novos  essa perda é quase nula. Digo, quase, porque existem efetivamente alguns motores que podem perder um pouco de potência na ordem dos 2 ou 3 cavalos (coisa que nem se nota). Mas na maioria das vezes a potência mantém-se. Também é sabido que com uma reprogramaçãozinha na centralina do carro é possível extrair mais potência do GPL (na ordem dos 10 a 15 cavalos). 

2. É preciso lubrificantes caros: Não é preciso lubrificantes caros. Aliás, não precisa de qualquer lubrificante! No meu caso o carro liga sempre a gasolina e mantém-se a trabalhar a gasolina até atingir uma certa temperatura. Enquanto o carro está a trabalhar a gasolina as válvulas são lubrificadas. Daí que não necessitam de óleos caros nem lubrificantes XPTO. 

3. O carro a GPL gasta mais. Mais uma vez podem ou não ter razão. Em regra geral o carro gasta mais. O meu Mazda por exemplo gasta mais 1.5 litros de GPL do que a Gasolina. Mas também existem carros que não gastam tanto e existem outros que gastam o mesmo. É uma questão de sorte. Mesmo que o vosso carro gaste mais 1.5 litros aos 100 km como o meu, continuam a poupar imenso dinheiro.

Como vêem, não é um bixo de 7 cabeças e só faz é bem à carteira e ao ambiente. Andar agora a GPL também já não é descriminatória e já se pode estacionar nos parques subterrâneos. Já não há desculpas para não ter um carro a GPL.


Comentários

Quero o meu carro a GPL, também ;)

Beijooo

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua