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Veeco RT - Eléctrico Português


No passado dia 3 de Fevereiro foi apresentado ao mundo o Veeco RT, o primeiro carro eléctrico português!

Aqui está a equipa maravilha que criou o Veeco RT. Muitos parabéns!

É um carro pouco convencional e não é só por ser eléctrico (o que infelizmente nos dias de hoje ainda é uma raridade) mas sim por ter apenas 3 rodas. Mas antes que comecem a ter um ataque cardíaco sobre um carro de 3 rodas vejam bem estes factos.

Karl Benz no seu Motorwagen o primeiro automóvel!

O primeiro automóvel moderno construído por Kartl Benz era um triciclo com uma roda à frente. Isto porque Karl Benz não conseguiu inventar um sistema de direção de duas rodas que o deixasse satisfeito. O carro foi lançado com apenas uma roda na parte da frente. Obviamente que a estabilidade deste veículo era bastante má, no entanto, não deixou de ser o primeiro carro moderno com suspensão, pneus de borracha, uma transmissão e até com um motor com bateria e velas de ignição.

Morgan 3-Wheeler continua a ser produzido nos dias de hoje. Custa cerca de 30.000 euros e pode ser totalmente personalizado tal como o Veeco RT.

Sempre que existiu alguma espécie de crise ou falta de petróleo os carros compactos de 3 rodas eram as soluções prediletas para o transporte. Marcas como a BMW ou a Mazda tiveram disponíveis automóveis de 3 rodas e muitos deles tiveram sucesso. Quem é que não se lembra do BMW Isetta?

O BMW Isetta saiu apenas com 3 rodas. Mais tarde foi lançada uma versão com 4 rodas.

As vantagens dos carros de 3 rodas são imensas. Mais leves, menos peças, mais aerodinâmicos, menos atrito, mais económicos, ausência de forças de torção no chassis... São muitas as vantagens e talvez a única a desvantagem existente é a falta de espaço para levar passageiros e carga.

Portas ao estilo dos Lamborghini! Muito bom!

Estamos em 2012 e vemo-nos numa crise profunda já para não falar numa crise petrolífera que não tem fim à vista e que ameaça os preços da gasolina escalarem até aos 2 euros por litro! O Veeco RT para além de ser um carro eléctrico, usa todas as vantagens aerodinâmicas e de peso para bater em autonomia muitos dos carros eléctricos que são agora comercializados pelas maiores construtoras do mundo!

Desta vez o centro das atenções no casino Lisboa não foram as slots machines nem as fixas de poker.

O Veeco RT é um carro desportivo que usa um chassis leve com uma carroçaria em forma de gota e de baixo peso (800 kg peso total do Veeco RT) leva ao extremo a poupança das baterias que conseguem  200 km de autonomia ou 400 km de autonomia dependendo do banco de baterias escolhido. 400 km de autonomia é um record no mundo dos eléctricos. O único carro eléctrico que se aproxima do Veeco RT é o famoso desportivo Tesla Roadster com 340 km de autonomia.

É também na traseira que podemos encontrar a ficha para ligar à corrente eléctrica. A jante da O.Z. é também um bom toque desportivo.

O motor de 107 cavalos do Veeco RT consegue também levar este carro a um nível de performances bastante interessante. Os 0-100 km/h cumprem-se em 8 segundos e a velocidade máxima é de 160 Km/h.
O carro tem um design radicalmente diferente de tudo o que vimos até hoje. A frente agressiva e as portas que abrem para cima dão bastante graça a este pequeno e improvável desportivo eléctrico. A traseira do automóvel é que pode ser um pouco controversa já que parece-se mesmo como uma mota.

O Interior do Veeco é bastante minimalista. Um ecrã touch é o suficiente para gerir tudo no Veeco RT. Até mesmo o rádio!

Mesmo a nível de estabilidade este Veeco RT consegue ser um vencedor. O facto de ter um baixo centro de gravidade aliando a isso a maioria do peso estar apoiado na frente do carro faz com que este eléctrico seja bastante estável em curva.

Um pormenor interessante que mostra como é transferida a potência do motor para a roda traseira.

Só nos resta mesmo saber o preço.  Ainda não foram avançados nenhuns números no entanto as nossas previsões é que este carro seja vendido na casa dos 45.000/50.000 euros.

Fotografias tiradas pelo fotógrafo Telmo Azevedo.

É uma aposta arrojada sem dúvida e já existem muitos tópicos e discussões na internet de pessoas que não estão satisfeitas pelo facto do carro ter apenas 3 rodas e críticas sobre o pouco espaço de carga e de passageiros que tem, mas essas pessoas têm de ter em conta que este carro é um dos eléctricos mais avançados do mundo em termos de autonomia e nos tempos que correm ter um carro que faça 400 km sem gastar mais do que 2 euros é provavelmente a melhor coisa desde a invenção de Karl Benz.


Comentários

Anónimo disse…
Excelente artigo.
Anónimo disse…
Simplesmente o melhor artigo que li sobre o Veeco rt.
Anónimo disse…
Penso que deve haver um erro na estimativa do preço, apesar de não ser produção em série, parece-me algo exagerado. Qualquer coisa acima dos 20000,00 Eur. Vai ser condenado ao fracasso. No entanto abaixo deste valor poderia ser aproveitada a economia de escala e exportar para todo o mundo.
Como é um veiculo simples de reproduzir, o valor tem se reduzido, e vendido em massa. Se não vêm os chineses e colocam-no no mercado por 10000,00 Eur. E aí sim está feito o boom à tanto agradado pelos veiculos eléctricos.
Anónimo disse…
O que é que esta gentalha sabe sobre a produção deste carro, estão para aqui a mandar bitaites de que é fácil de produzir, enfim... Mais vale não dizerem nada.
Anónimo disse…
Por menos de €40000 já se compra o Nissan Leaf para 5 passageiros e com mala, que só perde na autonomia (160 kms).

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