Avançar para o conteúdo principal

Honda CR-Z vs. Hyundai Veloster



Já estávamos para escrever este artigo à algum tempo. É que sabem? Depois de ler muitas reviews e análises destes dois carros só podemos tirar a conclusão: Estas não são feitas de uma forma correcta e parcial. 

Numa revista bem conhecida cujo o nome não vamos referir existe um teste que nos chamou à atenção entre o recém chegado Hyundai Veloster (Gasolina), o Honda CR-Z (Híbrido/Gasolina) e o Renault Mégane Coupé (Diesel). O vencedor foi o Hyundai Veloster mas a review não nos convenceu de todo pois os próprios comentários e testes da revista eram contraditórios com a pontuação final dada o que levou a um resultado final bastante mais favorável ao Hyundai tudo em nome do conforto.

Hyundai Veloster

Em termos de motor o pequeno híbrido da Honda bate aos pontos os outros carros em questão. O Hyundai apesar de ter em teoria um motor mais forte 1.6 litros de 140 cavalos e 167 Nm de torque é o que tem na prática o motor mais lento comparado com o Honda CR-Z. O Honda CR-Z tem os melhores tempos dos 0-50km/h (2,9 segundos), 0-100km/h (9,4 segundos) e dos 0-400 (16,6 segundos) metros em comparação com o Hyundai que conseguiu respectivamente 3,2 segundos, 9,9 segundos e 17,1 segundos. É que apesar do motor teoricamente mais poderoso do Veloster o Honda CR-Z tem dois aspectos bastante importantes que o fazem bem mais desportivo que o Veloster. O Sistema Híbrido e menos peso. Quando o Honda CR-Z foi lançado muitos fãs gritaram, choraram e rogaram pragas por ser um híbrido mas os 14 cavalos do motor eléctrico da Honda não servem só para poupar gasolina mas também para ajudar nos arranques agindo como um turbo e elevando o torque do pequeno híbrido de 145Nm para 174Nm e a potência dos 114 para os 124 cavalos. Também muitos rogaram pragas porque devido a ter de transportar baterias o CR-Z seria muito mais pesado mas a realidade é que o Honda CR-Z pesa apenas 1270kg enquanto que o Veloster sem baterias nem motores eléctricos pesa 1311kg e a versão testada do CR-Z era a versão GT TOP que pesa mais que a versão base Sport (1236kg).

Honda CR-Z

Em termos de Dinâmica mais uma vez o Honda CR-Z sai vitorioso graças à sua condução tipo Kart e graças à suspensão mais racing, o centro de gravidade baixo, a distância entre os eixos mais curta e as vias mais largas. O Honda CR-Z um carro verdadeiramente desportivo e agradável de se conduzir. Obviamente que quem busca conforto vai preferir o Hyundai Veloster que é menos duro que o Honda, mas se o objectivo destes carros é serem desportivos então temos de louvar a decisão da Honda em não tornar o CR-Z mais soft.

Em termos de interior o Veloster ganha pontos em relação ao CR-Z. O CR-Z é um coupé para duas pessoas, os bancos traseiros servem para levar tudo menos seres humanos enquanto que o Veloster consegue levar pessoas nos bancos traseiros mais confortavelmente. Mas sendo o CR-Z o sucessor do CR-X é de esperar que este seja um carro desenhado para levar 2 pessoas confortavelmente em vez de 4. Aliás a Honda devia ter como opção a não inclusão dos bancos traseiros, achamos que muitos entusiastas ia gostar de ter menos uns kg e mais espaço.

É um bom carro mas a Hyundai podia ter ido um pouco mais longe em termos de desportividade.

Fica só a faltar o campo da economia e mais uma vez a Autofoco espalhou-se ao comprido dizendo que o Honda CR-Z era mais poupado em vários aspectos e depois no final deu mais pontuação ao Veloster nesta categoria do que ao CR-Z. O Honda CR-Z é um carro mais poupado em todos os aspectos que o Hyundai Veloster. Comecemos pelos consumos. O Honda CR-Z gasta no papel 5L/100Km enquanto que o Veloster gasta 5,9L/100 já na prática segundo as medições da AutoFoco o Honda gastou 6,2L/100km enquanto que o Hyundai gasta 7,3L/100km. Depois em termos de preço o Honda CR-Z custava 22.430 euros (A Honda Portugal tem agora uma campanha em que o CR-Z começa nos 20.600 euros) enquanto que o Veloster custa 22.880 euros. Já em termos fiscais mais uma vez o Honda CR-Z leva a melhor pagando de selo 124 euros anuais enquanto que o Veloster paga 155 euros anuais de IUC. Não existe um único ponto onde o Hyundai seja de facto mais económico que o CR-Z (e agora com a campanha da Honda muito menos) e mesmo assim a Autofoco decidiu dar mais pontos ao Veloster neste aspecto do que ao CR-Z. 

Portanto a tal revista deu uma vitória sonante ao carro que no fundo é o mais chato de se conduzir. No entanto foi só essa revista que despreza este pequeno híbrido desportivo... Muitos outros blogs de renome, revistas e fóruns não dão o devido valor ao CR-Z. Também não temos nada contra o Hyundai Veloster, como sabem nós aqui gostamos de carros e é de louvar que a indústria aposte no mercado de pequenos desportivos acessíveis pois achamos que a desportividade deve estar disponível ao maior número de pessoas. Nós somos a favor de carros interessantes que tornem as viagens dos condutores mais interessantes também. Mas ficamos tristes por vermos muitas vezes o Hyundai Veloster a ser vangloriado apesar de ser um desportivo menos bem conseguido do que o Honda CR-Z.

Se tivéssemos de escolher um seria com certeza o Honda CR-Z.


O Honda CR-Z é também um carro que nos mostra como será o futuro dos desportivos, com sistemas híbridos que actuam não só para ter mais economia mas também para ter mais desempenho (vejam o novo Acura NSX híbrido só para terem uma ideia do potencial desta tecnologia). Aqui no comparativo do We Like Cars nós damos a vantagem ao Honda CR-Z e damos os parabéns à Honda por ter feito um carro acessível, económico e verdadeiramente desportivo! 

Para além de ser o mais desportivo, mais eficaz e o mais económico o Honda CR-Z é também na nossa opinião o mais bonito!




Comentários

Anónimo disse…
É normal nas nossas revistas...e se se meter um Audi,Volkswagen,BMW e Mercedes quem ganha???
Anónimo disse…
estou de acordo com o comentario honda e honda
Anónimo disse…
Só e pena e terem dito o nome da revista.....
Mas verdade honda e honda

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua