Avançar para o conteúdo principal

Abandonados II

Um dos primeiros artigos deste novo blog foi sobre grandes carros que foram abandonados pelas ruas e desertos. Hoje voltámos com mais uma edição de Abandonados.

Dizia-se que no vasto estado do Texas existia um celeiro que tinha guardado algumas raridades da Ferrari em estado imaculado. Esses carros foram finalmente encontrados.

O celeiro pertencia a uma pessoa que era amigo próximo de Luigi Chinetti, um piloto de corridas italiano que abriu o primeiro Stand Oficial da Ferrari nos USA depois da Segunda Guerra Mundial. Dentro desse celeiro estavam 3 pérolas que não viam a luz do dia à mais de 30 anos. 


Ferrari Dino 246 GTS de 1974, Ferrari 365 GTB/4 Daytona de 1972 e Maserati Bora Coupe de 1977. 


Nenhum destes carros tinha mais de 10.000 milhas ou seja, estes carros são praticamente novinhos em folha, não fossem os anos terem provavelmente danificado os motores e outros componentes vitais. A idade não perdoa mesmo...

Vamos então saber mais sobre estes 3 carros magníficos.


Ferrari Dino 246 GTS

A marca Dino foi uma tentativa da Ferrari de criar uma sub marca para carros desportivos mais baratos. Isto foi uma forma de Enzo Ferrari proteger a sua marca "Ferrari" que se iria focar a construir super carros com motores V12 e de 12 cilindros em linha. Com o Dino (Nome em memória de Alfredo "Dino" Ferrari, filho de Enzo Ferrari) a Ferrari disponibilizou automóveis com motores V6 e V8 de forma a competir com a Porsche e o seu Porsche 911.

O Ferrari Dino 246 GTS era a versão mais evoluída do Ferrari Dino com o motor V6 (houve um modelo mais poderoso com um motor V8, o Dino 308 GT4) este motor já era capaz de desenvolver 195 cavalos. Com um peso de apenas 1100kg este automóvel conseguia cumprir os 0-100km/h em apenas 7,1 segundos.

Sem dúvida uma máquina belíssima, daqueles clássicos intemporais do mesmo calibre do Jaguar E-Type.


Dino em vez do cavalinho.
Ferrari 365 GTB/4 Daytona

Mais conhecido por Ferrari Daytona este clássico era um Grand Tourer com um motor V12 montado à frente e com tracção traseira. Este Ferrari que quase ninguém se lembra "só tinha" 347 cavalos e pesava 1280kg. Conseguia cumprir os 0-100 km/h em 5,4 segundos! Era uma máquina extremamente rápida para a época. Apesar de ter design Pininfarina este Ferrari era radicalmente diferente de todos os outros. As linhas curvas foram trocadas por linhas mais rectas o que fazia lembrar muito o design dos Lamborghini.

Apesar de ser uma máquina notável é um Ferrari que não fica muito na memória das pessoas. Talvez por ter um design demasiado distante de tudo o que a Ferrari tinha lançado na altura. Foram apenas produzidos 1284 carros destes e na versão descapotável foram produzidos 122.


Pó, muito pó...
Maserati Bora Coupe

Bastante mais excitante que o Bora que todos nós conhecemos da VW, o Maserati Bora é um modelo bastante radical para aquilo que a marca tinha habituado os seus clientes. Durante uma fase em que a Maserati estava sob o controlo da Citroen, nasceu este desportivo de 2 lugares com motor central. O Bora vinha com um motor V8 com 310 cavalos. Foi o primeiro Maserati que tinha uma suspensão independente e barra estabilizadora. Design era recto e agressivo, bastante "acitroenzado" na nossa opinião, no entanto era um carro que ninguém era capaz de ficar indiferente. O peso rondava os 1520kg e os 0-100 km/h eram cumpridos em 6,5 segundos. 

Apesar do design radical este Maserati vendeu apenas 564 unidades e em 1978 foi descontinuado. O Maserati Bora é um carro que marca uma época bastante difícil para a Maserati. Felizmente a marca sobreviveu e está em grande forma nos dias de hoje.

Bora para o restauro?

E ainda estão muitas raridades espalhadas por esse mundo fora à espera de serem descobertas. Será que aqui em Portugal também existem coisas assim? Se descobrirem alguma não hesitem em entrar em contacto connosco. ;)

Baseado no artigo da Jalopnik. Fotografias retiradas também do site Jalopnik.





Comentários

Anónimo disse…
Grande tesouro escondido ;)

Beijo, Vió

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua