Avançar para o conteúdo principal

É real mas ao mesmo tempo tão surreal...

Hoje, no blog We Like Cars não vamos falar na primeira pessoa do plural mas sim na primeira pessoa do singular, pois ontem eu tive um acidente. Apesar de muitos dos que lêem este blog já tenham tido essa má experiência, hoje falarei na primeira pessoa. 

Ontem às 22:35 na Avenida de Ceuta, ao passar o sinal verde, um condutor embriagado e em excesso de velocidade passa um sinal vermelho e entra em contra-mão no cruzamento embatendo no meu lado do condutor. Eu e a minha namorada, ficámos bem, apenas uma nódoas negras, mas os carros, esses ficaram bastante danificados e muito provavelmente vão parar à sucata.

No entanto, apesar do acidente ter realmente acontecido, senti que nos instantes antes do embate entrei numa dimensão nova onde o nosso cérebro distorce completamente o espaço e o tempo, tudo acontece rápido e lentamente ao mesmo tempo, tudo acontece de uma forma inesperada mas inconscientemente de uma forma esperada, tudo é uma névoa e ao mesmo tempo lembro-me de detalhes incríveis durante o acidente.

A primeira coisa que me lembro é de olhar para o sinal, que estava verde, 2 ou 3 vezes, para me certificar que era seguro passar. Quando entrei no cruzamento, nunca na vida esperei que viesse um carro do lado esquerdo, pois é completamente impossível de se fazer essa estupidez a não ser que se esteja muito embriagado (e o condutor passado 1 hora e meia do choque tinha 1,70 de álcool no sangue), mas de repente o meu cérebro capta uma imagem que me ficou completamente queimada no cérebro e que eu nunca vou esquecer. Vejo a frente de um Peugeot a embater no lado esquerdo do meu carro. Naquele infinitésimo de segundo em que ainda consigo ver os dois carros inteiros o meu corpo instantaneamente contraí-se e agarra-se ao volante. Depois... um som alto forte e seco sacode-me a mim e à minha namorada... E no mesmo instante os airbags disparam e ficam insuflados apesar de não ter ido de em contra eles já que o choque foi lateral. Nesse instante vejo dentro do carro uma névoa, como se tivessem agitado um daqueles globos com água e bocadinhos de plástico brancos a simular um nevão. Tudo parecia ter bolinhas brancas no ar, eu com a visão turva e com os ouvidos a zumbir.

Depois destas coisas que aconteceram tão depressa e ao mesmo tempo tão devagar, o nosso cérebro consegue chegar ao presente e veio-me logo a preocupação de perguntar se a minha namorada estava bem e sair imediatamente do carro, pois o pó branco e o cheiro a óleo queimado, fizeram-me temer que o carro tivesse incendiado e para mim, naquela altura, era urgente sair do carro o mais depressa possível. Quando sai do carro apercebi-me que afinal o carro não estava a arder e que tudo tinha acabado. Certifiquei-me que tanto eu como a minha namorada estávamos bem e depois foi lidar com toda a situação da polícia e da papelada e de lidar com um indivíduo bêbado que não queria que se chamasse a polícia. Depois de telefonar ao 112 um carro patrulha da PSP passou por nós e resolveu a situação entretanto apareceu o INEM, os Bombeiros e a Brigada de Trânsito para resolver a situação.

É um pouco estranho haver tanta burocracia neste processo. Vai buscar os documentos, e preenche isto e vai buscar os documentos do carro, etc, etc... Acabámos de ter um acidente e estamos logo de seguida a lidar com estas coisas todas ao mesmo tempo. Como foi o meu primeiro acidente estava completamente perdido, mas com muita calma e com a ajuda da minha querida namorada consegui-mos resolver tudo. Estas situações são demasiado traumáticas e stressantes para termos de estar a lidar com aquele nível de burocracia, devia haver um processo mais simples de se lidar com estas situações. 

Apesar disto tudo tenha de dar graças a Deus e dar graças aos engenheiros da Fiat pois apesar da pancada forte no meu lado do condutor sai completamente imaculado e o meu espaço não foi de qualquer maneira violado pelo embate. Aliás, dentro do carro parecia tudo bem excepto o facto dos airbags terem disparado. Fiquei impressionado com o accionar dos Airbags pois foram tão rápidos a fazer o trabalho deles que nem tive tempo de ficar assustado com eles. Nunca pensei que o meu Fiat Punto MK2 fosse tão resistente a proteger os seus passageiros depois de um embate destes. O Peugeot 206 que embateu no meu carro esse ficou completamente destruído da parte da frente o que também demonstra que os carros de hoje estão feitos de modo a destruirem-se o máximo à volta do condutor de forma a absorver a força de impacto. O outro condutor embriagado também saiu ileso. 

Como disse, muito provavelmente o Fiat Punto que já foi estrela no meu artigo de 10 dicas para comprar  carros em segunda mão não vai ter arranjo possível, como podem ver na imagem em baixo. 

R.I.P. Fiat Punto MK2 :'(

Apesar dos seus 120.000 km, era um carro que estava em perfeito estado de funcionamento. Era confortável e tenha acabado de levar 4 pneus novinhos em folha. O motor estava em perfeito estado. O carro estava como novo, pois tinha feito à pouco tempo a revisão dos 100.000 km. Tinha levado velas novas, correia de distribuição nova... Estava impecável apesar de ter umas mossas e alguns riscos no exterior. Foi um carro que entrou na minha lista de carros favoritos por me ter safo deste acidente sem dúvida alguma. É uma pena ter acabado desta forma.

Queria só deixar mais um apelo. Se beberem, não conduzam. Para além de poderem lixar a vossa vida, também podem lixar a vida dos outros. 

Comentários

Rita disse…
Olá!
Um herói o teu Puntinho, salvou-te, e tu e a Verónica também por conseguirem lidar com toda essa situação. O bom mesmo foi terem saído ilesos.
Bj grandes
Kan-Guru disse…
Dentro em breve já terás um brinquedo novo. Deixa lá, foi só chapa! Ficaram bem e isso é q importa.
Anónimo disse…
Achei a descrição do teu acidente fantástica. Eu já tive pelo memos dois e é tal e qual assim.
Também concordo com a demasiada burocracia para quem acabou de levar com um carro em cima. Infelizmente, a polícia podia e devia dar outro apoio nestas situações e não negligenciar o preenchimento da declaração amigavel como te aconteceu e que vai levar a que o assunto leve mais tempo a ser resolvido.É lamentável, sei que na tua boa fé pediste a ajuda deles e eles não foram capazes de verificar se o documento estava em ordem,(pois afinal faltavam preencher vários campos importantes). Somos ou não nós,povo, que com os nossos impostos lhes pagamos o ordenado?

Um abraço, Campeão.
Racers Spot disse…
Espero que encontres uma maquina nova rapidamente.

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua