Avançar para o conteúdo principal

5 dicas para ter o carro impecável

A Primavera já chegou e os dias de calor começam a fazer-se sentir. Já que se fala tanto nas limpezas de Primavera é altura de olhar para os nossos carros que provavelmente estão a precisar de uma limpeza a fundo depois de toda a sujidade acumulada no Outono e Inverno. O We Like Cars tem hoje algumas dicas para os carros ficarem impecáveis.

1. Limpar por dentro.

Já que a maioria de nós passa muitas horas dentro do carro, é agradável ter o interior dele sempre impecável. :)


Deve-se começar a limpeza pelo interior do carro. Um aspirador com os acessórios mínimos de limpeza, um limpa-vidros (pode ser caseiro) e um spray para puxar o brilho dos plásticos do interior do automóvel é o suficiente para fazer um bom trabalho. Mas antes de pegar nestes acessórios a primeira tarefa é esvaziar o carro e retirar todo o lixo que está no seu interior. Vejam também se é mesmo necessário andar com tanta tralha dentro do carro. Lembrem-se que quanto mais pesado o carro estiver mais gasolina/gasóleo gasta. Depois de aspirar e de passar com um pano "agarra pó" pelo tablier e outros locais do carro é necessário passar o líquido para puxar o brilho dos plásticos do tablier (deve ser um líquido específico para o interior dos automóveis) e lavar os vidros por dentro (pode ser um limpa vidros normal). Se os estofos estiverem com algumas nódoas/sujidades é passar com um pano molhado com água morna e depois secar com um secador qualquer. 


2. Lavar o Motor

Aconselhamos vivamente a dirigires-te a um profissional para efectuar a limpeza do motor.


Por dentro já está, mas e o motor? Para que possam mostrar com orgulho o motor do vosso carro aos vossos amigos nada como uma lavagem ao motor. Mas atenção! Recomendamos que uma lavagem ao motor seja efectuada por profissionais. Se ainda assim quiserem lavar o motor tenham em atenção o seguinte: Deve-se fazer a lavagem com jacto de vapor ou com um jacto de água de alta pressão. E Atenção! Manter uma distância entre o jacto de água e o motor de pelo menos 20 cm para não danificar componentes do motor e tubagens. Depois da lavagem deve-se terminar com a aplicação de um produto para dar brilho aos plásticos. 



3. Lavar a Carroçaria

Uma esponja ou uma escova são o ideal para espalhar bem o Champô pelo carro e remover a sujidade.


Depois de uma limpeza a fundo por dentro está na hora de o lavar por fora. Um Champô específico e uma mangueira de pressão são ideais para remover com facilidade a maioria da sujidade do carro, depois é só enxaguar com uma camurça. Não esquecer de limpar as molduras das portas e as embaladeiras. Também de notar que os utensílios de limpeza devem ser lavados antes de começar a limpar o carro, pois se estiverem sujos podem danificar a pintura.

Nota: Existem vários tipos de detergentes para várias partes do carro que não são necessários para uma boa limpeza, como por exemplo: líquido para as jantes, líquido para os pneus e líquido para os plásticos exteriores. Pela nossa experiência, esses produtos acessórios pouco ou nada acrescentam à limpeza de um automóvel. Mais vale gastar dinheiro num bom champô e em bons acessórios de limpeza do que em vários líquidos e detergentes supérfluos.

4. Polir a Carroçaria

Uma cobra a luzir. Impecável! :)


Para os mais perfeccionistas uma lavagem normal à carroçaria pode não ser o suficiente. Para ter um carro mesmo a brilhar e para remover alguns dos riscos superficiais é necessário recorrer a uma polidora, a massa de polir, muita paciência e tempo. Não vamos mentir, fazer este trabalho pode demorar horas, mas o resultado final compensa se for bem feito. Não se deve exercer muita força ao polir pois pode danificar a pintura. Para dar o toque final, para que o carro fique a brilhar ainda mais, é necessário recorrer a um pano suave. Também deve-se retirar os restos da massa de polir que tenham ficado nos plásticos ou noutros locais onde há juntas com uma escova de dentes usada. No final, para ficar tudo perfeito, usar um líquido para os plásticos e passar com um spray todas as borrachas do automóvel para que não fiquem ressequidas. 

5. Limpar a capota.

Uma capota bem tratada. Boa! :)


Se por acaso têm a sorte de ter um carro descapotável com capota em lona então têm o azar de ter mais uma etapa de limpeza pela frente. Mas acreditem que vale bem a pena ter este trabalho, pois não há nada melhor do que andar de descapotável num agradável dia de sol. Primeira coisa a fazer é molhar o tecido da lona e escovar com um detergente próprio. Deixar actuar um bocadinho o produto de limpeza e depois remover com água toda a espuma. O vidro da capota em plástico também deve ser lavado com um produto específico para plásticos. No final é só verificar se as articulações da capota estão bem lubrificadas e passar com um produto para as borrachas não ficarem ressequidas. 

Nota: Protejam-se dos raios U.V. ! Não se esqueçam que quando o sol está muito forte pode ser perigoso para a saúde da vossa pele. Usem um chapéu ou um lenço na cabeça quando o sol está muito forte. Não se esqueçam de ter sempre à mão um creme protector solar para aplicar nos braços, nas mãos e na cara. Recomendamos também ter sempre à mão uma garrafa de água fresca para se manterem hidratados. Das 11 horas às 16 horas os níveis de raios U.V. são mais altos por isso recomendamos deixar a capota fechada se não tiverem à mão os itens que acabámos de referir.

E é assim que ficam com o carro impecável. Pode demorar algumas horas para fazer uma lavagem a fundo, mas no final compensa sempre ver o nosso carro como se tivesse acabado de sair do stand. Uma lavagem a fundo 2 vezes por ano é o suficiente. Se não tiverem materiais ou disponibilidade para lavar o carro a fundo (ainda são em média 6 horas de trabalho) podem sempre recorrer a lavagens profissionais. Pode ser um pouco caro, mas também uma ou duas lavagens a fundo por ano são um mimo que o vosso carro merece. Ah! E se estiverem a pensar vender o vosso carro, é uma forma de aumentar o seu valor comercial por algumas centenas de euros. ;)


Comentários

Anónimo disse…
Ui... tanta coisinha que eu não faço :P
Óptimos conselhos, sem dúvida :)

**Beijinhos**

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua