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Batalha da Eficiência


Como devem ter reparado estou à procura de um carro. Mas não sou daqueles que diz "desde que ande é muito bom", eu não me satisfaço com pouco. Gosto de carros e gostaria muito de conduzir algo especial. 

As marcas de automóveis hoje em dia continuam na sua busca incessante por carros mais eficientes. Aliás a meta é chegar às zero emissões. No entanto com esta linha de pensamento muitos dos carros que têm saído no mercado são desinteressantes e sacrifica-se o prazer de condução. O que é mau, já que acabamos por passar bastante tempo dentro de um carro, era bom que a nossa estadia nele fosse mais agradável e não mais aborrecida.

Mas vamos por partes. Construir carros eficientes não é sinónimo de construir carros com 50cv e que consumem 4 L/100. Carros eficientes são aqueles que conseguem gastar o mínimo de gasolina e produzir o máximo de cavalos de potência.

O teste é bastante simples. Vamos pegar no supra-sumo dos consumos o Toyota Auris HSD e vamos pegar num dos carros mais exóticos de sempre, o Ferrari 458 Itália. Qual o mais eficiente?

Os 136 cavalos do Toyota Auris consomem apenas 3,8 l/100. Estes 136 cv conseguem andar até aos 180 km/h e cumpre os 0-100km/h em 11,4 segundos. O Ferrari 458 Itália é a última grande criação da Ferrari. Com 570 cavalos e uma aceleração dos 0-100 em apenas 3,4 segundos este é sem dúvida um dos melhores cavalinhos que a Ferrari alguma vez produziu.


O nível de eficiência deve ser medido pelo rácio de produção de potência e consumo de gasolina. Aquele que produzir mais cavalos a beber menos gasolina é o carro mais eficiente. Sendo assim cada cavalo que o Auris HSD tem consome 0,02 litros de gasolina enquanto que cada cavalo que o Ferrari 458 tem consome 0,02 litros de gasolina.

Ou seja... O Ferrari 458 Itália tem o mesmo nível de eficiência que um Auris HSD!

E em relação ao CO2? Uma matéria que está cada vez mais em voga e que os ambientalistas não cessam de apontar o dedo? O Toyota Auris HSD gasta 89g/km enquanto que o Ferrari 458 gasta 320 g/km.
Cada cavalo que o Auris HSD produz envia para a atmosfera 0,65 g/km enquanto que cada cavalo do Ferrari 458 envia apenas 0,56 g/km de CO2. Parece que afinal o Auris HSD não é assim tão verde.

Agora... nem todos temos dinheiro para comprar um carro com os valores do Ferrari 458 que custa por volta dos 250.000 euros e nem todos podem dar 25.000 euros por um Auris HSD... 
Como disse ando a procura de um carro e muito provavelmente vou ter de o comprar no mercado dos usados. Disponho apenas de 10.000 euros para comprar um carro. Depois de passear um bocado por alguns sites de usados, um dos meus hobbys favoritos, decidi comparar dois modelos para um confronto da eficiência. 

Escolhi o Subaru Impreza 4WD WRX que custa 9750 euros e um Renault Clio 1.2 também com a etiqueta de preço nos 9750. Subaru tem 218 cavalos. O Renault apenas 75. Subaru gasta 10 l/100 e o Renault 5.5 l/100. Fazendo as contas do rácio de performance por gota gasta os cavalos Japoneses da Subaru bebem 0,04 litros cada enquanto que os cavalos franceses da Renault bebem 0,07! 


Depois destes testes todos, obviamente que é sempre mais caro sustentar um Subaru ou um Ferrari, mas aquilo que estes carros nos dão em troca por aquilo que consomem é vastamente superior. Se um carro a gasolina com 90 cavalos tivesse a mesma eficiência de um Ferrari 458 gastaria apenas 1,8 L/100 em vez de 6 L/100. É bom que as empresas de automóveis consigam retirar algumas aprendizagens dos carros de competição, como por exemplo, coeficientes aerodinâmicos baixos, leveza do chassis, turbos, etc para fazer carros realmente económicos e que não tirem o prazer de condução ao condutor. Como disse já que vou passar grande parte da minha vida num carro, ao menos que esse carro seja interessante e que dê emoções fortes.

É caso para dizer: Salvem os cavalos!

Comentários

Unknown disse…
Isso que dizes é muito bonito, mas para que um 1.2 tivesse a mesma eficiência de um super desportivo, teria de haver gastos enormes com questões aerodinâmicas, de peso e sobretudo de segurança e depois em vez de teres um carro que custa 20 000€ custava-te 50 ou 60.
Para o "estudo" ficar completo, faltou ainda fazer o ratio preço/cavalo.

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